Uma das cenas mais marcantes já registradas em um Tribunal do Júri em Santa Catarina encerrou, nesta semana, um processo que se arrastava há mais de seis anos.
Após a condenação do empresário acusado de atropelar e matar um estudante de 19 anos, a mãe do jovem surpreendeu o plenário. Logo após a leitura da sentença, ela caminhou até o réu e o abraçou diante de todos.
No silêncio tomado pela emoção, disse que queria que ele seguisse em paz, que não se torturasse e que continuasse sua vida ao lado dos filhos e netos.
O caso ocorreu na madrugada de 3 de fevereiro de 2019, na Ponte dos Arcos, em Indaial. Conforme o processo, o empresário conduzia uma caminhonete quando ocorreu o atropelamento. Ele se apresentou à polícia após o fato.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença decidiu, por maioria, afastar a tese de dolo eventual e desclassificar o crime para homicídio culposo e lesão corporal culposa, ambos qualificados pela influência de álcool. A pena foi fixada em 7 anos e 1 mês de reclusão, em regime semiaberto, além da suspensão do direito de dirigir por quatro meses e indenização de R$ 20 mil. O réu poderá recorrer em liberdade.
Mais do que a decisão judicial, foi o gesto da mãe que marcou o encerramento do julgamento.
Em meio a anos de audiências e dor, o plenário presenciou uma cena rara, o perdão.
Fonte: Jornal Razão



